5 dicas para uma boa apresentação oral
Por Andreia de Lima Brito

Você não pode fugir de uma apresentação oral. Cedo ou tarde seu professor irá cobrar um seminário ou até mesmo a exposição de algum artigo ou trabalho acadêmico. Temos algumas dicas que vão te ajudar a passar por esses momentos. Mas, o nervosismo ou os calafrios sempre vão existir, com maior ou menor intensidade. Aprenda a ter confiança em você e aproveite as oportunidades.

#1 – Estude muito

Conhecer o tema e ter se apropriado do assunto vai te dar segurança para falar e com certeza você terá mais argumentos.

#2 – Cuidado com o tempo

Não ultrapasse o tempo estipulado e também não termine muito antes. Você pode treinar antecipadamente e fazer o ensaio cronometrando o tempo.

#3 – Celular desligado

Nunca utilize o celular durante uma apresentação. Deixe dentro da bolsa ou em um local reservado. Coloque no modo silencioso e quando possível desligue. Você se sentirá mais seguro se não houver interrupções.

#4 – Olhe para o público

Olhe diretamente para seu público, assim você constrói uma relação de confiança. Evite dar as costas para qualquer pessoa. Procure centralizar sua postura. E, se for uma apresentação na sala de aula, evite falar somente para o professor. Seus colegas de sala também fazem parte do público.

#5 – Postura e Vestimenta

Procure se adequar ao contexto do qual você está inserido. Seu traje, gestos e oratória refletem a importância que você dá para aquele momento e sua postura também fala. Atenção com os gestos exagerados!

#6 – Finalização 

Ao final agradeça ao seu público e se coloque a disposição para qualquer dúvida ou comentários. Isso vai transparecer convicção de que você se preparou para aquele momento.

 

____________________

Já segue nosso Instagram?