Orientações para os Graduandos

TRAJES

Nas cerimônias oficiais de Outorga de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, comprimentos iguais (se for homem, que as calças e sapatos sejam sempre pretos), faixa na cintura, na cor do curso, bacalau branco. Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros, sapatos ou sandálias também escuros (mulher, de preferência sapatos e o uso de jóias – se for usar – somente clássico, discreto e com parcimônia).

 

Políticos, empresários e demais pessoas participantes da mesa, que não sejam membros acadêmicos da universidade, deverão usar terno, sapatos e meias em cor escura; mulheres usam traje social, em tons discretos e suaves.

 

DEFINIÇÕES

Patrono – personalidade destacada na área do curso: trata-se de pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida como padrão de referência.

Paraninfo – personalidade com prestígio incondicional junto á turma, sendo o padrinho mais importante.

Homenageados – Os homenageados docentes ou colaboradores são pessoas da UVA ou relacionados a ela, que nas transações acadêmicas e administrativas durante o curso mereçam o reconhecimento e a gratidão da turma.

Nome da turma (epônimo) – pode ser o nome de uma personalidade viva ou morta ou um título que se adeque à identidade da turma.

 

DA PONTUALIDADE DO JURAMENTISTA E ORADOR

Para o ato da Solenidade de Colação de Grau, o aluno deverá chegar no local da Solenidade (utilizando beca), com pelo menos uma hora de antecedência do evento, principalmente o juramentista e o orador, que são pessoas que tem o uso da palavra na Solenidade. Caso não cheguem no horário marcado, a Solenidade começa sem eles.

 

Outras observações importantes relativas à colação de grau.

 

Quem não assinar a Ata, NÃO COLARÁ GRAU e estará impedido de receber o diploma;

Todos os concludentes deverão permanecer na solenidade até o final da cerimônia;

Em hipótese alguma é permitido: apresentar-se alcoolizado; nem levar para o local bebidas alcoólicas, usar o telefone celular durante a cerimônia; o uso de chiclete.

O fotógrafo ou a pessoa encarregada de fotografá-lo deve manter um mínimo de ordem, sem perturbar o bom andamento da solenidade;

Cerimônias como essas não são adequadas para crianças muito pequenas, em virtude da característica solene de sua realização;

A sessão solene é revestida de uma ritualística própria, realizada em horário nobre com a presença de autoridades. Assim, não será permitida, no local da solenidade, a entrada de faixas, apitos, buzinas, confetes, serpentinas e similares;

O Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Estado do Ceará deverão ser cantados por todos os graduandos e convidados com vigor e energia, em pé, em atitude de respeito;

Todos deverão colaborar seguindo as instruções recebidas para que a Colação de Grau, que é também uma despedida, fique na lembrança de cada um como uma cerimônia organizada, pontual, rápida, objetiva e, principalmente, inesquecível para você, sua família, seus convidados e amigos.

Já segue nosso Instagram?